No mercado existem versões de autotestes que utilizam amostras de swab nasal, e existem versões que utilizam amostras de saliva. A coleta e o preparo das amostras são fundamentais para obtenção de um resultado confiável. IMPORTANTE: Autotestes de fabricante diferentes podem ter procedimentos diferentes para sua execução. Portanto, leia e siga cuidadosamente as instruções de uso do teste.
Após a leitura das instruções de uso do teste, caso você pessoa não se sinta capaz de realizar o teste, orientamos que procure outras formas de testagem disponíveis no mercado. A Organização Mundial da Saúde define o autoteste como um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Assim, não se recomenda que uma pessoa realize o teste em outra pessoa, exceto nos casos de crianças menores de 14 anos, que deverão ser auxiliadas pelos pais e responsáveis. A realização de autoteste deve ser em ambiente arejado e distante de outras pessoas, pois durante a coleta da amostra, o indivíduo pode ter vontade de espirrar e/ou tossir, podendo infectar pessoas próximas.
Os kits dos autotestes de COVID-19 possuem os componentes necessários para realização dos testes. Neles, você geralmente encontrará:
Além dos itens do kit descritos anteriormente, você também vai precisar de um sanitizante para as mãos (álcool 70%), toalhas de papel e um cronômetro (ou relógio para marcar o tempo. Pode usar o celular).
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa que consta indicado na embalagem do produto. O atendimento é gratuito. Você também pode entrar em contato gratuitamente com o Disque Saúde do Ministério da Saúde discando 136.
Verifique a data de validade. Somente use o teste se ele estiver dentro do prazo de validade indicado na embalagem.
Não use o teste se ele estiver aberto ou se
notar a falta de algum componente do kit.
Abra a embalagem dos componentes do teste SOMENTE após ler todas as instruções de uso e assistir ao vídeo de execução do teste, quando disponibilizado pela empresa.
Prepare o tubo com o líquido (de extração ou solução diluente). Remova o lacre do tubo. Posicione o tubo no suporte (se presente no kit) ou então coloque-o sobre a mesa.
CUIDADO: Caso o líquido seja derramado,
o TESTE NÃO PODERÁ REALIZADO.
Outro kit deverá ser obtido para realização do teste. O líquido não é tóxico. Caso o líquido caia em sua pele, lave imediatamente a região com água e sabão.
Geralmente os autotestes utilizam amostras de swab nasal, mas existe no mercado também autotestes para amostras de saliva. A seguir, vamos apresentar recomendações gerais sobre a coleta destas amostras.
Assoe e limpe bem o nariz, para eliminar qualquer catarro
ou secreção presente. Isso pode atrapalhar o teste!
Em seguida, lave bem as mãos com sabão e água
corrente e passe álcool 70% nas mãos.
Abra a embalagem e retire o swab (cotonete de coleta) segurando pela haste. Nunca toque a ponta de tecido
(branca) do swab, composta por material absorvente.
Insira cuidadosamente a ponta de tecido (branca) do swab estéril dentro da narina (de 1,0 cm a 2,5 cm) até encontrar resistência
e sem fazer pressão. Colete a amostra da parede nasal,
girando o swab com cautela. Verifique nas instruções
de uso a quantidade de giros que deverá ser feita
(geralmente são 10 giros).
Observa nas instruções de uso se é necessário um preparo antes da realização do teste, como ficar sem comer, beber, fumar, e mascar chicletes 30 minutos antes de fazer a coleta da amostra.
Utilize o copo coletor que acompanha o kit para coletar a amostra. Não encoste o copo na boca.
Para coletar a saliva, puxe a saliva pelo menos 3 vezes e cuspa no recipiente de coleta de amostra (não tem problema se junto com a saliva também sair um pouco de muco). É importante que o quantitativo de amostra cubra o fundo do copo.
Em seguida, o swab contido no kit deverá ser utilizado para coletar a saliva do copo coletor, conforme orientações contidas nas instruções de uso do teste.
Após a autocoleta, coloque o swab (nasal ou com saliva) no tubo com líquido (de extração ou solução diluente), mergulhando a ponta de tecido (branca) do swab no líquido até atingir o fundo do tubo e gire-o apertando nas laterais. Verifique nas instruções de uso do teste quantas vezes o swab deverá ser girado dentro do tubo.
Retire o swab pressionando-o contra as paredes laterais do tubo para extrair o líquido restante do swab. Essa etapa é bastante importante.
Coloque a tampa conta-gotas no tubo de líquido (de extração ou solução diluente). A parte que goteja deverá ficar virada para fora do tubo. Certifique-se de que a tampa esteja bem apertada para que não vaze.
Inverta o tubo (de extração ou solução diluente) verticalmente de cabeça para baixo, e aperte lentamente para cair as gotas do líquido no poço de amostra do cassete (dispositivo de teste). Somente pingue a próxima gota depois que a anterior for completamente absorvida, para não transbordar! ATENÇÃO: O quantitativo de gotas poderá ser diferente a depender do fabricante, consulta as instruções de uso do teste.
Após adicionar as gotas ao cassete (dispositivo de teste), cronometre o tempo para leitura do resultado de acordo com as instruções de uso do teste. Após esse tempo, faça a leitura do resultado.
Após adição da amostra no cassete (dispositivo de teste), os resultados SOMENTE deverão ser lidos dentro do intervalo de tempo mínimo e máximo estabelecidos nas instruções de uso do teste.
A LEITURA FORA DESTE PERÍODO ESTIPULADO PELO FABRICANTE PODE LEVAR A RESULTADOS ERRÔNEOS (falso-positivo ou falso-negativo).
Desta forma, transcorrido o tempo mínimo da reação, realize a leitura do resultado. Certifique-se de que o ambiente esteja bem iluminado. Utilize a lanterna do celular para melhorar a iluminação, se considerar necessário. Uma boa iluminação é muito importante, pois a leitura do resultado será realizada por meio da visualização de linha(s) colorida(s).
Repare que ao lado da janela de leitura dos resultados (abertura maior do cassete) existem 2 letras: a letra “C” e a letra “T”.
Se a linha de teste (T) e a linha de controle (C) aparecerem significa que você testou POSITIVO para COVID-19. Não importa a intensidade (fraco ou forte). Se obtiver um resultado positivo, consulte um médico o mais rápido possível ou procure uma Unidade de Saúde e inicie todas as medidas de isolamento e quarentena imediatamente!
Se apenas a linha de controle (C) aparecer, você testou NEGATIVO para COVID-19. Mas atenção: Um resultado negativo não pode descartar completamente a possibilidade de infecção. Você deve manter todas as medidas de proteção e higiene! Em caso de sintomas, repita o teste ou procure atendimento.
Se a linha de controle (C) não aparecer, o resultado é INVALIDO! Isso significa que algo não aconteceu como esperado. Você deverá verificar cuidadosamente todos os passos e repetir o teste com um novo kit Em caso de důvidas, entre em contato com o fabricante.
Todos os componentes do kit de autoteste deverão ser descartados em lixo comum, dentro de um saco plástico convencional ou dentro do saco plástico contido no kit. O líquido (de extração ou diluente) contém substâncias que inativam o vírus, não há risco de contaminação durante o uso e descarte do teste.
Entre em contato com fabricante do seu teste, através dos canais informados na bula, para comunicar o seu resultado.